quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Estudantes do Andaraí estréiam no “Escola faz Cinema”



A timidez era natural. Pela primeira vez, adolescentes da Escola Municipal Epitácio Pessoa se deparavam pessoalmente com uma “câmera de filmar de verdade”! Ao filmarem uns aos outros, o sorriso no canto da boca demonstrando que não sabiam como reagir a aquela novidade era comum. Claro que os chifrinhos nos colegas e brincadeiras não podiam faltar. Foram importantes para começar a descontrair aquele clima tenso.

Já durante o workshop sobre audiovisual, começaram a ficar mais à vontade. Mas foram os flashes disparados pela equipe do jornal O Globo Tijuca que animou a galera de vez! Passaram a se sentir mais importantes! Ao serem entrevistados pela repórter Isabel Kopschitz, os estudantes Francisca Amanda Ribeiro e Mauricio da Silva contaram casos a que eles diariamente estão submetidos que fizeram com que se inspirassem para elegerem o tema “Preconceito contra alunos da rede pública” para o curta-documentário que iriam gravar a seguir. A TVE entrou com uma entrevista ao vivo com um dos Organizadores, Jorge Colistet.

A matéria do Globo Tijuca foi veiculada no dia 04 de dezembro, com espaço também no Bairros.com do O Globo Online.


A idealização do Escola faz Cinema, projeto paralelo do FestFavela, fez tanto sucesso nas redações dos principais jornais da cidade que ao ser informado sobre sua existência, o chefe de reportagem do Jornal Extra resolveu encaminhar na hora uma equipe à escola para acompanhar as gravações.

Dessa vez, foram os alunos Francisca Amanda Ribeiro e Mauricio da Silva que deram seus depoimentos à repórter Leticia Vieira. O assunto foi tão bom que rendeu capa do veículo! A repercussão foi excelente!





Alunos, professores e diretoria da Epitácio Pessoa foram extremamente participativos e interessados. Abriram as portas para os profissionais da Brc1 Produções – produtora responsável pelas orientações – da melhor forma possível. Com toda essa boa sinergia, o resultado não poderia ser outro e o documentário produzido pelos adolescentes não poderia ter ficado melhor! Com um sol a pino, eles não desistiram e ficaram lá firmes e fortes participando de todo o processo da gravação. Foi um dia praticamente todo voltado para isso. No final, ainda que demonstrassem cansaço, dava gosto ver os rostinhos felizes e esperançosos de que dias melhores virão.

A equipe do FestFavela / Escola Faz Cinema só tem a agradecer a cada um!






Nenhum comentário:

Postar um comentário